quarta-feira, 31 de outubro de 2018

*RESENHA* Doutor Sono - Stephen King





Sinopse (Skoob):

"Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Seus destinos se cruzam com uma tribo chamada Verdadeiro Nó, que viaja em trailers pelas rodovias da América. Eles parecem inofensivos-em sua maioria idosos, com roupas fora de moda, vivendo vidas nômades. Mas como Dan sabe, e Abra logo irá descobrir, o Verdadeiro Nó é um grupo quase imortal, que se alimenta do vapor exalado por crianças iluminadas quando são lentamente torturadas até a morte.

Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.
Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King."


👻


Após sobreviverem ao horror, Wendy e Danny Torrance seguem suas vidas. Apesar do Hotel Overlook ser um punhado de cinzas no chão, seus fantasmas continuam assombrando o garoto. Mais uma vez o Sr Hallorann o ajuda a enfrentar seus medos e aprisioná-los em cofres mentais para nunca mais atormentá-lo.

Anos depois, o pequeno Doc está com quase 30 anos, é enfermeiro, solteiro e está seguindo os passos de seu pai alcoólatra: com a maior ressaca que se tem notícia. Acorda desorientado e sem dinheiro. Resumindo: no fundo do poço.
Depois de tomar péssimas decisões, chafurdar no remorso e se mudar de cidade sempre que tem uma recaída, chega a cidade Frazier e, após anos de silêncio, Tony aparece para ele. O mesmo Tony que o avisou dos perigos que marcaram sua infância, está de volta trazendo um recado: "Este é o lugar".
Lá ele decide recomeçar, largar a bebida e refazer sua vida trabalhando num asilo e auxiliando os velhos residentes a fazerem a passagem, ficando conhecido como Doutor Sono.
Ele só não consegue fugir da sua mente e dos pesadelos: "Fique longe da mulher com a Cartola".

Não muito longe dali, Abra Rafaella Stone nascia com o rosto coberto pela membrana da placenta, assustando por alguns segundos sua mãe. Com ela nascia também um poder tão grande que, no futuro, chamaria atenção de um grupo perverso, o Verdadeiro Nó, que se alimenta dessa essência iluminada que ela e outras crianças possuem.

Os destinos deles estão unidos de forma irreversível e mais uma vez Dan Torrance vai enfrentar forças malignas para salvar suas vidas, revisitando fantasmas do passado e o mal em sua forma mais cruel.

👻

Como a maioria das pessoas que me conhecem já sabem, O Iluminado é meu livro favorito. Foi o primeiro do mestre King que eu li e foi relido 14 vezes.
O que muita gente não sabe é que, numa das minhas releituras, eu fui inventando e reescrevendo a história, como se Danny crescido fosse o Jack, e o Danny criança fosse uma menina, filha do Danny. Confuso: Muito hehe Mas eu tinha ânsia de saber o que aconteceu depois de toda a tragédia que aconteceu no Overlook, uma curiosidade que me acompanhou por muitos anos.
Bom saber que essa curiosidade também incomodou o King e acabou por fazê-lo escrever a continuação de um de seus livros mais famosos.

O livro foi lançado há alguns anos e confesso que enrolei muito para ler. Poderia dar algumas desculpas, mas a verdade é uma só: tinha muito medo de não gostar. Medo de ser um livro horrível, de ser aquele tipo de continuação que te envergonha. Até o King tinha esse receio. Mas posso dizer agora que não é preciso ter medo.
O livro é ótimo!
No começo fiquei bem chateada com o fato do Dan ser alcoólatra, mas no fundo eu já esperava.
A leitura fluiu muito bem, a escrita obviamente diferente, mas foi tão bom estar com Danny novamente. Foi tão bom vê-lo lutar contra o vício, contra seus demônios e se tornar um guia para a Abra, como Dick Halloran foi para ele um dia.

Fiquei feliz por ter mais tempo com o menino que eu gostei tanto, agora um bom homem, apesar de toda feiura que presenciou.

Fiz a leitura com vontade de saber o que aconteceria e pesar de estar no fim da minha aventura com o Iluminado.

Amei e recomendo muito!

👻

NOTA: ⭐⭐⭐⭐⭐


Ana Cláudia Sant'Ana

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

*NETFLIX AND CHILL* Especial Halloween

Mais uma sexta e vocês já sabem o que vem aí: dicas de filmes! Aeeeee!

Como o Halloween é na próxima semana, trago alguns dos filmes mais tenebrosos que a Netflix tem no catálogo (busquem em filmes de terror).


"Do you want to play a game?"


🎥


A história do líder Romeno, Vlad Tepes, que volta da Guerra e descobre que sua amada foi levada a acreditar que ele morrera, e se joga num rio, sendo condenada ao inferno por ter se matado. Ele renega a Deus e a igreja, jurando se alimentar apenas de sangue por toda eternidade. Séculos se passam e Vlad descobre a reencarnação de sua amada, ao contratar os serviços de um corretor em Londres. Assim inicia-se um jogo de sedução e morte, tudo para ter sua adorada novamente em seus braços.

OLD BUT GOLD, né não? Esse filme é bem parecido com o livro (até onde me lembro, li há anos rs), tem as partes macabras, mas é considerado por mim - uma doida - um romance lindo e tórrido. Eu adoro esse filme e recomendo muito pra quem não assistiu. Quem assistiu, recomendo assistir de novo, eu vou! haha



🎥


Um professor se muda para uma casa antiga com sua família. Numa manhã, seu filho mais velho não acorda de jeito nenhum: está em coma e os médicos não fazem ideia do que há de errado, pois o garoto está saudável. Fenômenos estranhos e assustadores começam a acontecer, deixando a família aterrorizada. O que realmente tem de errado com o filho deles?

Eu já assisti algumas vezes e eu sempre fico com medo, mesmo sabendo quais as cenas que assustam. É aquele tipo de filme que te faz ficar agarrado na almofada. Recomendo pra quem não tem insônia.



🎥



Um livro de histórias de ninar, a primeira vista, na verdade esconde uma história horrenda, que deixa um menino já problemático, aterrorizado e sua mãe a beira da loucura. 

Olha, eu assisti esse filme grávida e fiquei mega impressionada. Mostra muito como a maternidade é solitária (no caso dela, solo mesmo), cansativa e, muitas vezes, sufocante. Olhando a aparência dela  você fica com dó, porque parece eternamente exausta. Esse filme me amedronta de muitas formas, não somente pelo barulho horrível que o Babadook faz. Recomendo pra quem não está grávida, rs



🎥


Uma psicologa tenta voltar a clinicar após um período de férias forçadas, quando uma de suas pacientes se mata na sua frente. Tudo parece tranquilo, até o fantasma da paciente aparecer.

Levei uns sustos, mas acho que considero mais um thriller. Gostei muito porque me surpreendeu. Recomendo pra quem gosta de finais inesperados.



🎥


Justine, uma jovem vegetariana, está prestes a iniciar uma nova etapa em sua vida: faculdade de veterinária. É uma moça tranquila e introspectiva. Quando passa pelo trote dos calouros, que consiste em tomar banho de vísceras e sangue de animais e também comer um pedaço de figado cru, uma fome estranha desperta e sua vida muda completamente.

É bem bizarro, nojento e levemente erotizado, mas muita gente considera imperdível. Eu só considero ok, pois não me deu medo. Recomendo pra quem tem estômago forte. 



🎥


Um casamento de anos as vezes exige certos esforços para poder continuar. Gerald chama sua esposa Jessie para um final de semana romântico. Lá ele propõe um JOGO PERIGOSO: algemá-la e deixa-la a sua mercê. Confiança. Porém, após Gerald sofrer um infarto fulminante, Jessie luta por sua vida e por sua sanidade.

Saiu ano passado e eu já sabia que ia amar antes de assistir. É baseado no livro homônimo do Stephen King, que é um dos que eu mais gostei. Eles conseguiram passar pra tela toda a guerra psicológica que Jessie trava consigo mesma e dá medo porque a situação toda é muito tensa. Recomendo pra quem gosta de ficar agoniado.



🎥


Você valoriza sua vida? Sabe o quanto cada segundo importa? Um homem acorda preso num banheiro imundo e vê outro cara preso e um homem morto no chão. Onde está a chave para libertá-los? Jigsaw quer saber: Você quer jogar?

Acho que todo mundo já assistiu, mas não posso deixar de colocar na lista, pois é um precursor do gênero, lembro de ficar apavorada e encantada com esse filme. Foi muito surpreendente! Recomendo pra quem gosta de surpresas.



🎥


Duas garotinhas são abandonadas numa cabana na floresta e uma entidade que elas chamam de "mama" cuida delas. Quando elas finalmente são resgatadas por um tio, essa entidade não consegue se despedir de suas "filhas", aterrorizando a nova família. 

QUE MEDO! Filme com entidades demoníacas e crianças é susto na certa. Recomendo pra quem pode dormir com a mãe depois.


🎥



Uma visita ao túmulo de sua mãe vira uma caçada. Os mortos podem andar e estão FAMINTOS.

Clássico! Eu amo filmes de zumbis e esse é um dos melhores. Remake do filme homônimo de 1968 (que me dá muito medo, porque é preto e branco e os zumbis CORREM), é imperdível pra quem ama o gênero. Recomendo pra quem ama Thriller do Michael Jackson rs



🎥


Documentário sobre paralisia do sono. Não preciso falar mais nada né? Fiquei morrendo de medo, pois são depoimentos reais. E, por mais que seja imaginação, a gente fica com a impressão que tem mais coisas nesse mundo do que a nossa mente pode explicar. Recomendo pra quem não sofre de paralisia do sono. Sério. 


🎥


Marion rouba seu chefe e decide fugir de uma vida que a sufoca. No meio do caminho acaba se desviando devido uma tempestade e para num velho motel de beira de estrada. Conhece o dono, Norman Bates, um homem estranho, que parece ter uma relação estreita com sua mãe e nem imagina o perigo que corre.

Outro clássico! Demorei pra assistir e hoje é um dos que mais gosto. Recomendo pra quem gosta de filmes em preto e branco.




🎥


A estudante Nastya se casa com Ivan e vai até a casa da família dele para conhecê-los. Chegando lá descobre que entrou para uma família cheia de segredos macabros.

Me deu medo porque eu sou fascinada e aterrorizada por fotos post-mortem (se vocês forem pesquisar, não me culpem depois rs). Recomendo pra quem já conhece a familia do namorado (a).



🎥


William é um puritano, excomungado por heresia. Ele e sua família vão embora da comunidade onde viviam, encontrando abrigo perto de uma floresta. Após alguns meses e o nascimento de mais um filho, a tragédia cai sobre a família: o bebê é levado pelas forças do mal que habitam a floresta.

Não me deu tanto medo, mas tem cenas bem marcantes. Recomendo pra quem não mora perto de florestas.


🎥


Um ex-investigador da ONU é convocado para ajudar a descobrir sobre um surto que está transformando pessoas em zumbis sanguinários, enquanto tenta proteger sua família. 

Esses zumbis são rápidos, isso me apavorou. Imagina! Tava acostumada com zumbis bobões e lentos, dos quais talvez conseguisse correr se precisasse. Adoro esse filme, deu uma renovada no gênero. Recomendo pra quem não gosta de zumbi lerdo.


🎥


BÔNUS: Não podia deixar de fora esse clássico do Halloween! Eu AMO esse filme. Tem comédia, aventura, zumbi, bruxas e música rs É muito Disney, então, é muito amor! 


🎥

Espero que tenham gostado. Tem muuito mais opções na Netflix, mas aí vocês me contem, porque eu só ando assistindo romances hahaha


Ana Cláudia Sant'Ana

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

*RESENHA* Um Caso Perdido - Colleen Hoover





🕮

Sky tem muitas coisas incomuns na vida além do seu nome: tem uma mãe liberal, que se torna super restritiva quando o assunto é tecnologia e estudar em colégios públicos; uma melhor amiga com gosto duvidoso para garotos, que a convence a se matricular no último ano do colégio, só pra descobrir que ela vai fazer intercâmbio na Itália; e Sky não sente nada por nenhum garoto que ela já beijou... até conhecer Dean Holder. 




🕮


(Não sei muito como falar desse livro sem derramar spoiler, mas vou tentar, prometo! Rs)




🕮


É um romance que da aquele frio na barriga, daquele tipo que faz você suspirar e soltar um “oooown” quando lê algumas partes mais fofas. E segue assim, até a coisa ficar TENSA. 


Aborda alguns assuntos tabus e o que mais me impressionou foi o fato de que quando cheguei neles eu me assustei. Apesar de algumas dicas durante a leitura, fiquei surpresa demais. Porque a autora construiu a narrativa tão bem feita, que chegamos nas conclusões junto com a personagem. Pelo menos para mim, não foi óbvio até que ficou ali: escancarado. Porém, conforme segue a a história, tudo vai se esclarecendo. 
A escrita é impecável e o livro é um soco atrás do outro. Uma das frases que destaquei no livro foi:



“... a vida nunca deixa você fazer uma pausa apenas para recuperar a porra do fôlego.”


E eu tive que fazer algumas pausas durante a leitura. Eu queria continuar, mas precisava parar pra respirar. E, quando achei que não era mais possível, chorei emocionada de tanto amor e orgulho. 


Holder é um dos personagens mais fofos que já li, mas a Sky... meu deus, ela é admirável demais! Que força, que coragem, que garota!


Esse livro é uma pérola, é uma das leituras mais fortes que já fiz. Recomendo com louvor!




Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐



Ana Cláudia Sant'Ana

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

[TAG] Tag Literária - Tag da Discórdia


Vi essa tag no Instagram da Blog Sankas Books e adorei! 





📖Um livro que todo mundo amou, menos eu.

O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde: achei chatíssimo.






📖Um livro com protagonista insuportável /difícil de ler.

O lado bom da vida – Matthew Quick: o Pat é muito confuso de acompanhar, o livro é sofrido de ler. Prefiro mil vezes o filme rs





📖Um livro que você deixou pela metade.

Melancia – Marian Keyes: achei tão tosco que larguei antes de finalizar o segundo capítulo. Achei tão depreciativo, detestei.







📖Um livro que você se recusa a ler.

O mundo de sofia – Jostein Gaarder: tenho preguiça até de assistir o filme, e é com a Maryl Streep.






📖Um livro que você empurrou com a barriga.

Operação Cavalo de Tróia 1 – JJ Benitez: apesar de ser muito interessante, as milhares de informações de rodapé me cansaram muito, eu sentia que não fluía a leitura. Mas reitero, foi uma leitura muito interessante e gostaria de continuar. Falta coragem rs






📖Um livro com clichê bem ruim de engolir.

As Irmãs – Danielle Steel: uma das minhas autoras de romance favoritas, mas esse livro eu não conseguia pegar gosto. Achei a fórmula repetitiva. E eu sei que romances são repetitivos, mas esse foi num nível de dar ojeriza rs





📖Um livro que você amou e mais ninguém.

O teorema Katherine – John Green: não vejo falarem dele e achei muito melhor que ‘Quem é você, Alaska:’ e ‘Cidades de Papel’. 




Me divirto com essas Tags. Façam também e me marquem no Instagram.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

*NETFLIX AND CHILL* Documentários

E chegou o dia favorito de todos, aquele que marca o início do final de semana.

PODE ENTRAR, SEXTA-FEIRA!!!

E, como de praxe, trago dicas do que assistir na Netflix, para que você não perca nenhum segundo do seu precioso final de semana na busca. 

Eu já tive muita preguiça desse tipo de conteúdo, achava que era somente para assistir na escola, por obrigação. Mas acabei pegando gosto pelo gênero depois de assistir títulos que mexeram comigo.

As dicas de hoje serão de DOCUMENTÁRIOS!



🎥


A escravidão há muito se foi, mas suas marcas continuam moldando as vidas das pessoas negras nos EUA. Esse documentário fala sobre preconceito racial, sistema carcerário, violência policial e como isso ainda é tabu na terra do tio Sam. No formato de entrevista, onde não vemos quem questiona, apresenta diversos pontos de vista: de políticos à celebridades. Imperdível! (A decima terceira emenda, 2016)




🎥


Num colégio católico para moças, o assassinato da Irmã Cathy Cesnik deixa todos assustados. O caso é arquivado por ser inconclusivo e, anos depois, duas ex-alunas retomam as investigações por conta própria, desenterrando uma história ainda mais macabra de abuso sexual, assédio e padres pedófilos. Um documentário corajoso, que deixa o estômago revirado de nojo. Recomendo, mas se prepare pois é pesado. (The keepers, 2017)





🎥


Toda pessoa condenada é culpada? Após anos na prisão, provas de DNA afirmam que Steven Avery é inocente. A série mostra o lado corrupto da investigação das autoridades do condado de Manitowoc e até onde rixas familiares e vinganças podem destruir a vida das pessoas. Preparem-se para passar raiva com as injustiças apresentadas na série documental. (Making a Murderer, 2015)




🎥


Conhecemos a história de duas adolescentes que tem a vida bagunçada por conta do vazamento de fotos íntimas e toda a mobilização de sobreviventes de violência sexual em busca da justiça e de viver em paz. É possível continuar vivendo normalmente, apesar da cidade inteira acreditar que você é uma mentirosa, que quer destruir a vida de um rapaz com um futuro brilhante pela frente? É importante, urgente e muito difícil de assistir. (Audrie e Daisy, 2016)




🎥


O que há por trás do parque aquático mais famoso do mundo? O que acontece com os animais quando não há ninguém por perto? A história de um animal magnífico, que deveria estar livre no oceano, e as consequências de mantê-lo trancado. Me fez desistir de conhecer o SeaWorld quando tive oportunidade. (Blackfish, 2013)





🎥


Sobre como as universidades norte-americanas protegem seus garotos em detrimento da vida das jovens que passam por violências e são desacreditadas por quem deveria protegê-las. É vergonhoso perceber o quão vulneráveis as mulheres estão nas universidades e nada é feito sobre isso, pois os funcionários preferem encobrir os crimes dos alunos. É revoltante, mas um alerta necessário. (The Hunting Ground, 2015)





🎥


Documentário importantíssimo sobre o cenário brasileiro de nascimentos, sobre as absurdas taxas de cesárea, sobre violência obstétrica, sobre mitos do parto normal, sobre a vida e seu início, que pode ser maravilhoso ou uma lembrança dolorosa. Foi um marco na minha vida, quando eu engravidei e optei por um parto normal. Tive consciência do quanto teria que lutar para ter minhas opções respeitadas, quando deveria ser um direito de todas. Imperdível para quem quer entender sobre o sistema obstétrico, para quem sonha em parir e para profissionais da saúde. É o primeiro de uma trilogia, com o segundo filme já na Netflix, onde aborda especialmente a violência obstétrica e a importância do SUS de qualidade. Recomendo demais! (The birth reborn, 2013)




🎥


O machismo não machuca apenas as mulheres. Esse documentário mostra como o mundo destrói os traços de personalidade dos meninos, exigindo deles que sejam o esteriótipo do macho alfa: fortes, mantenedores e violentos. Mostra como nossos meninos precisam aprender que tudo bem sentir medo, tudo bem chorar e ser sensível. Não é a violência que deveria moldar o caráter deles e sim o amor. Uma maneira interessante de abordar o machismo e suas consequências na sociedade. (A máscara em que você vive, 2015)




🎥


O dia começa como outro qualquer, você está feliz ao lado do seu amor, no seu ventre o fruto da união de vocês. A vida é perfeita! Até você ouvir tiros e de repente não sabe mais se verá o final desse dia de sol... Parece enredo de filme, mas foi um caso real de tiroteio da Universidade do Texas, em Austin. Nesse documentário animação, os sobreviventes contam como foram aquelas horas de puro terror. Forte e emocionante. (Tower, 2016)


🎥


Um álbum de fotos emblemáticas dos anos 70 é o centro desse documentário sobre a ascensão do feminismo, as mudanças que as mulheres conseguiram na época e porque ele continua tão necessário nos dias de hoje. É muito interessante! (Feministas - O que elas estavam pensando?, 2018)




Espero que estejam gostando das indicações! Até mais!


Ana Cláudia Sant'Ana

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

*RESENHA* Agora e para sempre, Lara Jean - Jenny Han



Sinopse (skoob):


"Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?”

*

Lara Jean e Peter seguem apaixonados um pelo outro e agora vislumbram o futuro juntos na faculdade. Tudo está planejado e nada pode dar errado. Certo?
No último livro da trilogia, Lara Jean enfrenta questões sobre seu futuro, pesando razão e emoção, tentando fazer o melhor para todos. Mas o melhor para todos é o melhor para ela? Será que ela realmente tem certeza das escolhas que fez? 

Imprevistos acontecem e decisões difíceis devem ser tomadas. O que o futuro reserva para essa garota que aprendemos a amar?


Da pra ver o quanto ela cuida das pessoas que ama, mas acaba esquecendo de pensar no futuro dela. Se envolve nos preparativos do casamentos do pai para não encarar as escolhas que a vida trouxe. Porém é tão bom chegar junto com ela até a sua decisão final, que desejei que tivesse mais um livro pra poder vê-la toda adulta na faculdade. Só nos resta imaginar o mais feliz dos finais e sentir saudades dos personagens cativantes que conhecemos.



NOTA: ⭐⭐⭐☆☆


Ana Cláudia Sant'Ana

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

*ESPECIAL DIA DOS PROFESSORES*

DA FICÇÃO PARA AS NOSSAS VIDAS


Dia 15 de outubro é comemorado o dia dos professores. Ensinar é uma arte! Todos temos professores inesquecíveis: sejam aqueles que que nos ensinaram lições que foram além da sala de aula ou aqueles que foram desafiadores no dia dia da escola. Para o bem ou para o mal, eles deixam marcas profundas em nós.

Aproveitando a data, listarei alguns dos mestres da ficção que fazem parte do inconsciente coletivo quando falamos de professores (pelo menos do meu, rs).


🍎

Dumbledore
Ele é o primeiro que vem à cabeça, com seus oclinhos meia lua e barba e cabelos alvos. Dono de sabedoria invejável, tem o senso de humor do tamanho de seu amor pelo ensino. Ele foi professor de transfiguração, tornando-se posteriormente diretor de Hogwarts. Muito admirado pelos alunos e professores, temido por você-sabe-quem e seus comensais e invejado por muitos bruxos poderosos, ele nos conquistou com sua livro após livro, mostrando sua genialidade a cada capítulo. E por nós foi absolvido, pois até em seus erros, pensava sempre no bem comum. (Franquia Harry Potter, 2001 - 2011)


🍎

Walter White

Professor de química, inteligentíssimo, sofreu demais com as injustiças que assolam a vida dos professores: baixa remuneração, desinteresse dos alunos e descaso da comunidade. Quando fica doente se depara com o fato de que não tem dinheiro para o tratamento e vai morrer deixando o filho com necessidades especiais e a esposa grávida afundados em dívidas. Depois de muito pensar, ele resolve usar seus conhecimentos para suprir uma demanda da região: metanfetamina de qualidade. Breaking Bad é uma série muito boa, daquelas que você não consegue largar até terminar. E esse personagem nos ensina várias lições de vida. (Breaking Bad, 2008 - 2013)



🍎

Sr. Browne

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
Todos os dias uma frase diferente para fazer você refletir sobre o mundo, sobre como se relacionar, sobre escolhas. Um professor que ensina sobre gentileza e a diferença que pequenos gestos podem fazer na vida das pessoas. Recomendo filme e livro. (Extraordinário, 2017)




🍎

"Sr. Schneebly"

Dewey Finn é expulso da banda de Rock que ele mesmo formou, decide pegar o lugar de seu amigo Ned Schneebly como professor substituto e acaba aprendendo muito sobre si mesmo, sobre talento, sobre trabalho e vocação. A aula que ele dá sobre a história do Rock é uma aula que eu gostaria de ter hahaha Ele é atrapalhado, mas acaba descobrindo que o sucesso não vem apenas na roupagem de um Rockstar e sim naquilo que nasceu para fazer: ensinar. Escola de Rock é um clássico e virou musical na Broadway. (Escola de Rock, 2003)



🍎

Professor Xavier

Ativista pelos direitos dos mutantes, poderoso psíquico, transformou seu lar em escola para jovens mutantes. Por conta do preconceito muitos ficaram ser ter onde morar, os próprios pais com medo de seus poderes. Xavier se torna um pouco pai de todos. É incansável na arte de ensinar e na busca pela paz entre mutantes e não-mutantes. X-men é uma franquia imperdível! (Franquia X-men, 2000...)




🍎

Professor Girafales

Ele fuma, flerta com mãe de aluno, por muitas vezes é bruto e mal educado com sua turma, mas é admirado por gerações de fãs do seriado Chaves. Ele não desiste de insistir até que uma lição seja aprendida, tenta preencher a vida deles de cultura e esporte, indo além da sala de aula. Tem o coração no lugar, e por isso perdoamos suas falhas. (Chaves, 1971)




🍎

O Professor

Álvaro Morte, conhecido por nós e por seus cúmplices por 'O professor', é um personagem controverso. Ele é o idealizador do maior roubo a casa da moeda da Espanha. Sabemos que roubar é errado e deveríamos torcer contra seu plano... porém é um plano genial! E a cada episódio a simpatia pelos ladrões e pelo Professor aumenta. Ele ensina tudo que os ladrões precisam saber e dá aulas para os espectadores de dissimulação e frieza. La casa de Papel virou uma febre e não é por menos. Super recomendo! (#TeamInspetoraRaquel) (La Casa de Papel, 2017...)



🍎

John Keating

Esse professor chega à Academia Welton para garotos disposto a fazer a diferença na vida de seus alunos. Desafiando alguns pilares da instituição, ele quer que seus pupilos aprendam a ter pensamento crítico, a amar as artes e ir atrás de seus sonhos e aspirações, não se deixando limitar por nenhuma amarra, seja escolar ou familiar. Os alunos descobrem que o professor fazia parte da Sociedade dos Poetas Mortos, que consistia em colegas lendo poesia e debatendo sobre, e decidem formar a própria sociedade, mudando suas vidas de maneira irreversível. Filme maravilhoso e clássico. (A Sociedade dos Poetas Mortos, 1989)



🍎

Irmã Mary Clarence

Deloris Van Cartier é uma cantora de uma boate que acaba testemunhando um assassinato e vai parar num convento para se proteger. Lá ela aprende que pode usar seus dons para ensinar música primeiro às irmãs (Mudança de Hábito) e depois aos alunos (Mudança de Hábito 2). Ela inspira através da música, é empática com os problemas de todos e transforma vidas, a dela inclusa. (Mudança de Hábito, 1992 e 1993)




🍎

Minerva Mcgonagall

Professora de transfiguração, diretora da Grifinória e braço direito de Dumbledore, essa bruxa é uma das mais poderosas mulheres da ficção. É exigente com os alunos, porém muito justa, mesmo que isso implique em detenções e perdas de pontos para a própria casa. Ela ganhou meu coração por completo quando perdeu a paciência com a Umbridge e falou poucas e boas pra ela. Que mulher! (Franquia Harry Potter, 2000 - 2011)



🍎

Katherine Watson


Katherine Watson é uma mulher independente que, em plenos anos 50, desafia paradigmas. Ela é contratada pela Wellesley College, escola tradicional para mulheres, para lecionar Artes para as futuras líderes dos EUA, inspirando mudanças profundas e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Ela não apenas ensina lições valiosas, mas aprende muito com suas alunas. (Sorriso de Monalisa - 2003)



🍎

Sra Rain

A história de abuso, violência e descaso de Preciosa começa a mudar quando ela conhece a Sra Rain e sua turma de garotas desajustadas. Com paciência e amor essa professora ensina Preciosa muito mais que ler e escrever, ensina sobre valor, compaixão, amor e respeito. (Preciosa, 2009)



🍎

Anna 


Ela é contratada pelo rei de Sião pra ensinar seus 58 filhos sobre o mundo ocidental. Porém quem mais necessita de aprendizagem é o próprio soberano. Anna é destemida, forte e não se deixa intimidar quando o rei é quem precisa ser educado. (Anna e o Rei, 1999)



🍎

Professora Helena


Essa professora marcou gerações. Sua doçura e amor pela profissão e pelos alunos, nos fizeram desejar com todas as forças fazer parte da sua turma. Exemplo de dedicação, ela é uma das professoras da ficção mais lembradas até hoje. (Carrossel, 1991)


🍎

Dolores Umbridge

Essa acredito ser uma unanimidade no quesito PIOR PROFESSORA DO MUNDO! Elá tão detestada que muita gente a odeia mais que ao Voldemort. Ela tratava os alunos com condescendência, seguia um plano de aula defasado, não respeitava os colegas, fez os alunos perderem um ano da vida escolar, de tão incompetente. Ela nunca deveria trabalhar numa escola. Na verdade, ela deveria ser banida do mundo de tão horrível que é. (Franquia Harry Potter, 2000 - 2011)



🍎

Aproveito para deixar os meus parabéns a todos que exercem essa profissão que exige tanto de vocês, que muitas vezes não é fácil, não trás o retorno financeiro que merecem e pode gerar muita tristeza pelo descaso dos alunos, pais e governo. Desejo que vocês sejam valorizados, que continuem firmes da certeza que o que transforma as pessoas é a educação. OBRIGADA!


Quais são os outros professores da ficção que você admira? Me conta nos comentários!

Ana Cláudia Sant'Ana









[RESENHA] A voz do Arqueiro - Mia Sheridan

A voz do Arqueiro - Mia Sheridan @editoraarqueiro 336 páginas | 2015 5⭐️+❤️ _______________________________________ “Tento acreditar qu...