Sinopse (Skoob):
"Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Seus destinos se cruzam com uma tribo chamada Verdadeiro Nó, que viaja em trailers pelas rodovias da América. Eles parecem inofensivos-em sua maioria idosos, com roupas fora de moda, vivendo vidas nômades. Mas como Dan sabe, e Abra logo irá descobrir, o Verdadeiro Nó é um grupo quase imortal, que se alimenta do vapor exalado por crianças iluminadas quando são lentamente torturadas até a morte.
Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.
Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King."
👻
Após sobreviverem ao horror, Wendy e Danny Torrance seguem suas vidas. Apesar do Hotel Overlook ser um punhado de cinzas no chão, seus fantasmas continuam assombrando o garoto. Mais uma vez o Sr Hallorann o ajuda a enfrentar seus medos e aprisioná-los em cofres mentais para nunca mais atormentá-lo.
Anos depois, o pequeno Doc está com quase 30 anos, é enfermeiro, solteiro e está seguindo os passos de seu pai alcoólatra: com a maior ressaca que se tem notícia. Acorda desorientado e sem dinheiro. Resumindo: no fundo do poço.
Depois de tomar péssimas decisões, chafurdar no remorso e se mudar de cidade sempre que tem uma recaída, chega a cidade Frazier e, após anos de silêncio, Tony aparece para ele. O mesmo Tony que o avisou dos perigos que marcaram sua infância, está de volta trazendo um recado: "Este é o lugar".
Lá ele decide recomeçar, largar a bebida e refazer sua vida trabalhando num asilo e auxiliando os velhos residentes a fazerem a passagem, ficando conhecido como Doutor Sono.
Ele só não consegue fugir da sua mente e dos pesadelos: "Fique longe da mulher com a Cartola".
Não muito longe dali, Abra Rafaella Stone nascia com o rosto coberto pela membrana da placenta, assustando por alguns segundos sua mãe. Com ela nascia também um poder tão grande que, no futuro, chamaria atenção de um grupo perverso, o Verdadeiro Nó, que se alimenta dessa essência iluminada que ela e outras crianças possuem.
Os destinos deles estão unidos de forma irreversível e mais uma vez Dan Torrance vai enfrentar forças malignas para salvar suas vidas, revisitando fantasmas do passado e o mal em sua forma mais cruel.
👻
Como a maioria das pessoas que me conhecem já sabem, O Iluminado é meu livro favorito. Foi o primeiro do mestre King que eu li e foi relido 14 vezes.
O que muita gente não sabe é que, numa das minhas releituras, eu fui inventando e reescrevendo a história, como se Danny crescido fosse o Jack, e o Danny criança fosse uma menina, filha do Danny. Confuso: Muito hehe Mas eu tinha ânsia de saber o que aconteceu depois de toda a tragédia que aconteceu no Overlook, uma curiosidade que me acompanhou por muitos anos.
Bom saber que essa curiosidade também incomodou o King e acabou por fazê-lo escrever a continuação de um de seus livros mais famosos.
O livro foi lançado há alguns anos e confesso que enrolei muito para ler. Poderia dar algumas desculpas, mas a verdade é uma só: tinha muito medo de não gostar. Medo de ser um livro horrível, de ser aquele tipo de continuação que te envergonha. Até o King tinha esse receio. Mas posso dizer agora que não é preciso ter medo.
O livro é ótimo!
No começo fiquei bem chateada com o fato do Dan ser alcoólatra, mas no fundo eu já esperava.
A leitura fluiu muito bem, a escrita obviamente diferente, mas foi tão bom estar com Danny novamente. Foi tão bom vê-lo lutar contra o vício, contra seus demônios e se tornar um guia para a Abra, como Dick Halloran foi para ele um dia.
Fiquei feliz por ter mais tempo com o menino que eu gostei tanto, agora um bom homem, apesar de toda feiura que presenciou.
Fiz a leitura com vontade de saber o que aconteceria e pesar de estar no fim da minha aventura com o Iluminado.
Amei e recomendo muito!
👻
NOTA: ⭐⭐⭐⭐⭐
Ana Cláudia Sant'Ana














































