segunda-feira, 15 de outubro de 2018

*ESPECIAL DIA DOS PROFESSORES*

DA FICÇÃO PARA AS NOSSAS VIDAS


Dia 15 de outubro é comemorado o dia dos professores. Ensinar é uma arte! Todos temos professores inesquecíveis: sejam aqueles que que nos ensinaram lições que foram além da sala de aula ou aqueles que foram desafiadores no dia dia da escola. Para o bem ou para o mal, eles deixam marcas profundas em nós.

Aproveitando a data, listarei alguns dos mestres da ficção que fazem parte do inconsciente coletivo quando falamos de professores (pelo menos do meu, rs).


🍎

Dumbledore
Ele é o primeiro que vem à cabeça, com seus oclinhos meia lua e barba e cabelos alvos. Dono de sabedoria invejável, tem o senso de humor do tamanho de seu amor pelo ensino. Ele foi professor de transfiguração, tornando-se posteriormente diretor de Hogwarts. Muito admirado pelos alunos e professores, temido por você-sabe-quem e seus comensais e invejado por muitos bruxos poderosos, ele nos conquistou com sua livro após livro, mostrando sua genialidade a cada capítulo. E por nós foi absolvido, pois até em seus erros, pensava sempre no bem comum. (Franquia Harry Potter, 2001 - 2011)


🍎

Walter White

Professor de química, inteligentíssimo, sofreu demais com as injustiças que assolam a vida dos professores: baixa remuneração, desinteresse dos alunos e descaso da comunidade. Quando fica doente se depara com o fato de que não tem dinheiro para o tratamento e vai morrer deixando o filho com necessidades especiais e a esposa grávida afundados em dívidas. Depois de muito pensar, ele resolve usar seus conhecimentos para suprir uma demanda da região: metanfetamina de qualidade. Breaking Bad é uma série muito boa, daquelas que você não consegue largar até terminar. E esse personagem nos ensina várias lições de vida. (Breaking Bad, 2008 - 2013)



🍎

Sr. Browne

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
Todos os dias uma frase diferente para fazer você refletir sobre o mundo, sobre como se relacionar, sobre escolhas. Um professor que ensina sobre gentileza e a diferença que pequenos gestos podem fazer na vida das pessoas. Recomendo filme e livro. (Extraordinário, 2017)




🍎

"Sr. Schneebly"

Dewey Finn é expulso da banda de Rock que ele mesmo formou, decide pegar o lugar de seu amigo Ned Schneebly como professor substituto e acaba aprendendo muito sobre si mesmo, sobre talento, sobre trabalho e vocação. A aula que ele dá sobre a história do Rock é uma aula que eu gostaria de ter hahaha Ele é atrapalhado, mas acaba descobrindo que o sucesso não vem apenas na roupagem de um Rockstar e sim naquilo que nasceu para fazer: ensinar. Escola de Rock é um clássico e virou musical na Broadway. (Escola de Rock, 2003)



🍎

Professor Xavier

Ativista pelos direitos dos mutantes, poderoso psíquico, transformou seu lar em escola para jovens mutantes. Por conta do preconceito muitos ficaram ser ter onde morar, os próprios pais com medo de seus poderes. Xavier se torna um pouco pai de todos. É incansável na arte de ensinar e na busca pela paz entre mutantes e não-mutantes. X-men é uma franquia imperdível! (Franquia X-men, 2000...)




🍎

Professor Girafales

Ele fuma, flerta com mãe de aluno, por muitas vezes é bruto e mal educado com sua turma, mas é admirado por gerações de fãs do seriado Chaves. Ele não desiste de insistir até que uma lição seja aprendida, tenta preencher a vida deles de cultura e esporte, indo além da sala de aula. Tem o coração no lugar, e por isso perdoamos suas falhas. (Chaves, 1971)




🍎

O Professor

Álvaro Morte, conhecido por nós e por seus cúmplices por 'O professor', é um personagem controverso. Ele é o idealizador do maior roubo a casa da moeda da Espanha. Sabemos que roubar é errado e deveríamos torcer contra seu plano... porém é um plano genial! E a cada episódio a simpatia pelos ladrões e pelo Professor aumenta. Ele ensina tudo que os ladrões precisam saber e dá aulas para os espectadores de dissimulação e frieza. La casa de Papel virou uma febre e não é por menos. Super recomendo! (#TeamInspetoraRaquel) (La Casa de Papel, 2017...)



🍎

John Keating

Esse professor chega à Academia Welton para garotos disposto a fazer a diferença na vida de seus alunos. Desafiando alguns pilares da instituição, ele quer que seus pupilos aprendam a ter pensamento crítico, a amar as artes e ir atrás de seus sonhos e aspirações, não se deixando limitar por nenhuma amarra, seja escolar ou familiar. Os alunos descobrem que o professor fazia parte da Sociedade dos Poetas Mortos, que consistia em colegas lendo poesia e debatendo sobre, e decidem formar a própria sociedade, mudando suas vidas de maneira irreversível. Filme maravilhoso e clássico. (A Sociedade dos Poetas Mortos, 1989)



🍎

Irmã Mary Clarence

Deloris Van Cartier é uma cantora de uma boate que acaba testemunhando um assassinato e vai parar num convento para se proteger. Lá ela aprende que pode usar seus dons para ensinar música primeiro às irmãs (Mudança de Hábito) e depois aos alunos (Mudança de Hábito 2). Ela inspira através da música, é empática com os problemas de todos e transforma vidas, a dela inclusa. (Mudança de Hábito, 1992 e 1993)




🍎

Minerva Mcgonagall

Professora de transfiguração, diretora da Grifinória e braço direito de Dumbledore, essa bruxa é uma das mais poderosas mulheres da ficção. É exigente com os alunos, porém muito justa, mesmo que isso implique em detenções e perdas de pontos para a própria casa. Ela ganhou meu coração por completo quando perdeu a paciência com a Umbridge e falou poucas e boas pra ela. Que mulher! (Franquia Harry Potter, 2000 - 2011)



🍎

Katherine Watson


Katherine Watson é uma mulher independente que, em plenos anos 50, desafia paradigmas. Ela é contratada pela Wellesley College, escola tradicional para mulheres, para lecionar Artes para as futuras líderes dos EUA, inspirando mudanças profundas e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Ela não apenas ensina lições valiosas, mas aprende muito com suas alunas. (Sorriso de Monalisa - 2003)



🍎

Sra Rain

A história de abuso, violência e descaso de Preciosa começa a mudar quando ela conhece a Sra Rain e sua turma de garotas desajustadas. Com paciência e amor essa professora ensina Preciosa muito mais que ler e escrever, ensina sobre valor, compaixão, amor e respeito. (Preciosa, 2009)



🍎

Anna 


Ela é contratada pelo rei de Sião pra ensinar seus 58 filhos sobre o mundo ocidental. Porém quem mais necessita de aprendizagem é o próprio soberano. Anna é destemida, forte e não se deixa intimidar quando o rei é quem precisa ser educado. (Anna e o Rei, 1999)



🍎

Professora Helena


Essa professora marcou gerações. Sua doçura e amor pela profissão e pelos alunos, nos fizeram desejar com todas as forças fazer parte da sua turma. Exemplo de dedicação, ela é uma das professoras da ficção mais lembradas até hoje. (Carrossel, 1991)


🍎

Dolores Umbridge

Essa acredito ser uma unanimidade no quesito PIOR PROFESSORA DO MUNDO! Elá tão detestada que muita gente a odeia mais que ao Voldemort. Ela tratava os alunos com condescendência, seguia um plano de aula defasado, não respeitava os colegas, fez os alunos perderem um ano da vida escolar, de tão incompetente. Ela nunca deveria trabalhar numa escola. Na verdade, ela deveria ser banida do mundo de tão horrível que é. (Franquia Harry Potter, 2000 - 2011)



🍎

Aproveito para deixar os meus parabéns a todos que exercem essa profissão que exige tanto de vocês, que muitas vezes não é fácil, não trás o retorno financeiro que merecem e pode gerar muita tristeza pelo descaso dos alunos, pais e governo. Desejo que vocês sejam valorizados, que continuem firmes da certeza que o que transforma as pessoas é a educação. OBRIGADA!


Quais são os outros professores da ficção que você admira? Me conta nos comentários!

Ana Cláudia Sant'Ana









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas e elogios são bem vindos. Seja gentil! =)

[RESENHA] A voz do Arqueiro - Mia Sheridan

A voz do Arqueiro - Mia Sheridan @editoraarqueiro 336 páginas | 2015 5⭐️+❤️ _______________________________________ “Tento acreditar qu...